Um dos maiores desafios na hora de emitir passagens com milhas aéreas é saber aproveitar as oportunidades. Se ficarmos na primeira pesquisa, é provável que você não veja vantagem na emissão de passagens.
Como exemplo, resolvemos fazer uma cotação com milhas saindo de Natal/RN até a ilha de San Andrés na Colômbia. Esse é um bom exemplo de como podemos aproveitar as oportunidades e fazer uma viagem inesquecível.
Hoje é 15/11/2022 e vou começar a mostrar os valores em milhas pela Smiles (usando o Club Smiles e o Viaje Fácil). Planejamos uma viagem de 10 a 12 dias no período do fim de Janeiro até o início de Fevereiro.
Fizemos a consulta no site da Smiles e a melhor viagem dentro desse período do fim de janeiro até o início de Fevereiro estava sendo ofertado por 218.100 milhas ida e volta. O problema é que os voos são muito longos.
Sairíamos de Natal às 04:15 do domingo e só chegaríamos às 13:30 do outro dia em San Andrés, seriam mais de 35 horas de viagem. A volta seria ainda pior, quase 39 horas de viagem.
À primeira vista, parece ser um péssimo negócio gastar tantas milhas para fazer uma viagem extremamente cansativa. Mas, veremos mais detalhes desse voo.
Observando o tempo que iríamos ficar no aeroporto, achamos que seria mais agradável passar uns dias em Bogotá. Dessa forma resolvemos replanejar a nossa viagem.
Refizemos a busca somente ida Natal/Bogotá e encontramos a passagem por 72.900 milhas.
Ao invés de ficar horas no aeroporto, resolvemos buscar uma passagem para alguns dias depois de Bogotá para San Andrés, e aproveitar para conhecer um pouco de Bogotá. Então encontramos uma passagem muito mais em conta para San Andrés por apenas 14.200 milhas no dia 27 de Janeiro. Então teríamos um dia em Bogotá para passear.
Bom, para verificar a volta procuramos quais voos vinham para o Brasil. Usando o site Flight Connection verificamos que existiam voos de San Andrés para Miami, e sabemos que Miami tem muitas ofertas de passagens para o Brasil. Então verificamos as passagens de San Andrés para Miami.
Para a nossa surpresa a passagem de San Andrés para Miami estava muito em conta, apenas 15.000 milhas. Então resolvemos incluir Miami no roteiro.
Finalmente, procuramos voos de volta para o Brasil a partir de Miami. Usando o Flight Connection novamente vimos que existem voos direto de Miami para Brasília, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro e como nosso destino é Natal, buscamos voos também Miami/Recife, Miami/Natal e Miami/João Pessoa. O melhor custo benefício que encontramos foi voltar ao Brasil por João Pessoa que fica a 180Km de Natal.
Em resumo, os mesmos 11 dias de viagem (considerando que chegaremos somente no dia 05/04) e com apenas 9.700 pontos a mais visitamos Bogotá com calma, Miami além de San Andrés.
Alguns pontos a destacar, para aproveitar esse tipo de oportunidade é preciso estar com os vistos e o passaporte em dia.
Além disso, não é preciso ter todas as milhas no momento da compra, pois, usando o “Viagem Fácil” é possível reservar todos os trechos e só quitar com 60 dias de antecedência da partida, pagando uma taxa por cada reserva. Em breve daremos mais dicas sobre o “Viagem Fácil”.
A ideia é ser flexível, levar pouca bagagem e aproveitar ao máximo as oportunidades que as milhas proporcionam.